Campanha de vacinação contra sarampo começa nesta segunda, 10, em Porto Velho

0
37
Imprimir página

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) iniciou nesta segunda-feira (10) a campanha de vacinação contra o Sarampo em Porto Velho, que é direcionada a crianças de 5 anos até jovens de 19 anos. O grupo é de risco em alguns estado. Os trabalhos de imunização se estendem até 13 de março.

A proposta da Semusa é intensificar a vacinação no público que apresenta os maiores casos da doença. A ação segue um determinação do Ministério da Saúde, que encaminhou 100 mil doses ao estado. Conforme a gerente de imunização da Semusa, Elizeth Gomes, Rondônia não faz parte dos 16 estados que estraram o surto da doença no ano passado.

Na capital Porto Velho, a procura pela vacina tem sido baixa. Para driblar o quadro e garantir a imunização, a pasta direcionou os trabalhos em etapas. Nesse primeiro momento, o foco são os grupos com as maiores taxas de registros da doença (e também os que menos procuram os postos).

De acordo com a gerência de imunização, quatro mil doses são distribuídas mensalmente entre as 52 unidades de saúde das áreas urbana e rural do município. Durante o primeiro semestre, a Semusa adotou mudanças no chamado Dia D, em que ocorre uma mobilização nacional para vacinar.

Apenas em Porto Velho, a secretaria mobilizava cerca de 600 servidores. Na unidade na capital, aqueles que chegam procurando outra dose, já sai com a do sarampo atualizada.

Há tratamento contra o sarampo?

Não existe tratamento específico para o sarampo. Para os casos sem complicação, é importante manter uma boa hidratação, suporte nutricional e diminuir a hipertermia. Quando o quadro se agrava e surgem, por exemplo, diarreia, pneumonia e otite média, essas situações devem ser tratadas, normalmente, com o uso de antibioticoterapia.

No caso de crianças acometidas pela enfermidade, a OMS recomenda a administração de vitamina A, a fim de reduzir a ocorrência de casos graves e fatais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here