Sebrae aumenta atuação na educação de Rondônia com apoio a dois grandes projetos

0
29
Imprimir página
Dois grandes projetos em apoio a educação em Rondônia foram apresentados em Porto Velho na tarde desta segunda-feira (9) no auditório da Fiero.

O primeiro, idealizado pelo Sebrae, é o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), que envolve alunos do primeiro ao 9º ano do ensino fundamental, atendendo hoje trinta mil alunos em 22 municípios. O outro projeto é o Movimento Rondônia pela Educação (MRPE), que irá atender 30 mil alunos de todos os municípios do Estado do 5° ano do ensino fundamental em parceria com o Sicoob. A apostila com o material dos dois projetos foi entregue pelo superintendente do Sebrae, Daniel Pereira.

Segundo Pereira, somente em 2018 o Projeto Jovens Empreendedores atendeu 10 municípios de Rondônia e 8 mil alunos com a entrega do material. “Esse ano nós conseguimos um recurso extra do Sebrae Nacional e pular para 30 mil crianças e 22 municípios. Estamos correndo atrás de mais recursos para conseguir chegar a 50 mil crianças ano que vem. São conteúdos que dispersam nas crianças desde os primeiros anos, o sentimento de empreendedorismo”, disse o superintendente.

Sobre o Movimento Rondônia pela Educação, Daniel Pereira, disse que o Sebrae começou um trabalho no município de Cujubim onde surgiram algumas ideias de revisão das disciplinas de português e matemática para os alunos do 5° ano, que irá atender 40 municípios do Estado, e na próxima segunda-feira (16) irá atender os demais municípios. “Nesse material que será entregue, foi feito uma parceria com Sicoob onde vem embutido, as disciplinas de educação empreendedora, educação financeira e cooperativismo. O Sebrae vai pagar uma consultoria para uma educadora do Estado de Minas Gerias para treinar dois educadores ou educadoras multiplicadores dessas metodologias para os 52 municípios do estado”, enfatizou.

De acordo com o presidente Fiero, Marcelo Tomé, o Movimento Rondônia pela Educação surgiu da iniciativa que havia em Santa Catarina identificando a necessidade de apoiar Rondônia na melhoria da qualidade da educação. “Sabemos do baixo índice de conhecimento dos alunos, mesmo de matérias básicas como português e matemática. Estamos buscando caminhos para que a gente garanta a devida alfabetização na idade certa, garantindo que na conclusão do ensino médio ele esteja preparado para ingressar num curso técnico ou universidade para que tenhamos uma mão de obra qualificada”, diz.

Para o secretário municipal de educação, Márcio Felix, as apostilas vão servir de apoio para os alunos na prova do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “A secretaria já faz um trabalho com o nosso material próprio, e esse vai nos ajudar ainda mais para que melhore nossos Ideb. As disciplinas de português e matemática que vem na apostila serão trabalhadas para que posamos atingir nosso objetivo”, disse o secretário.

Na ocasião, a deputada federal Jaqueline Cassol, anunciou mais de R$ 8,5 milhões que serão destinados para a educação de Rondônia, distribuídos para os municípios. “Eu já tinha um compromisso com a educação antes de ser deputada, agora tenho ainda mais e tudo que tiver ao meu alcance será feito em prol da educação dos nossos alunos”, finalizou.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here