História da ‘Festa do Divino’ é contada em exposição fotográfica em Porto Velho

0
45
Imprimir página

Mais de 100 fotos fazem parte da exposição que homenageia “A Festa do Divino Espírito Santo”. O festejo religioso acontece na região do Vale do Guaporé, na fronteira do Brasil com a Bolívia, há 125 anos e reúne comunidades ribeirinhas, indígenas, quilombolas, bolivianas e moradores da região.

A exposição entra em cartaz nesta quarta-feira (14), no Museu da Memória Rondoniense, localizado na avenida Dom Pedro II, bairro Caiari. A mostra segue até novembro, com entrada gratuita.

Por mais de 30 anos, o fotógrafo Luiz Brito trabalha na captura das imagens. Ele registrou dezenas de fotos que mostram a cultura e celebração dos que participam do festejo fluvial. A exposição também conta com retratos feitos pela fotógrafa Marcela Bonfim.

O culto ao Divino chegou ao Brasil através dos portugueses, e se espalhou com os escravos. Em Rondônia a festa histórica passa por 40 comunidades, com 40 dias de peregrinação e cinco de festejo. O ritual completa 125 anos e é uma das únicas festas religiosas do país que acontece em meio às águas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here