Curiosidades sobre o antigo ‘Porto Velho Hotel’

0
34
Imprimir página

No próximo sábado (17) é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. Para celebrar a data a Rede Amazônica preparou uma série de reportagens sobre as histórias de alguns patrimônios de Porto Velho.

O segundo dia de passeio foi pelo antigo “Porto Velho Hotel”, que atualmente funciona como administração central da Universidade Federal de Rondônia (Unir), localizado na avenida Presidente Dutra, bairro Olaria. As obras no edifício começaram em 1948.

O memorialista Anisío Gorayeb conta que Porto Velho precisava de um hotel luxuoso, pois na época apenas o Hotel Brasil, feito de madeira, existia na cidade.

“Em 1948, o Governador Joaquim Araújo Lima, lança a pedra fundamental para construir esse belíssimo hotel. Ao mesmo tempo Guajará-Mirim também construiu o Guajará Hotel”, explica.

O Porto Velho Hotel foi inaugurado em 1953. O projeto arquitetônico foi feito pelo carioca José de Vasconcelos.

“Funcionou como hotel até 1972. Teve na década de 60 a primeira lanchonete de luxo, chamada “Varanda Tropical”, nessa varanda inclusive a arrendatária do hotel, dona Nilce Guimarães, foi no Rio de Janeiro, conheceu o Copa Cabana Palace, que tem aquela piscina bonita com guarda-sóis. Nós não temos piscina, mas ela trouxe pra cá guarda-sóis, e as pessoas vinham aqui saborear um sorvete com calda”, comenta Anísio, lembrando que o local também ficou conhecido na época por causa da boate para juventude.

Atualmente o prédio funciona como administração da Unir, e continua com sua fachada original. A parte interna foi mudada para adaptar salas e auditórios.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here