Rolim de Moura – Escolas municipais celebram 36 anos da cidade com diversas atividades

0
151
Imprimir página
Desfiles, momentos cívicos, gincanas, exposição de maquetes, torneio de futsal, mostra de trabalhos e apresentações culturais estão entre as atividades

As Escolas da rede de ensino municipal de Rolim de Moura (RO), realizaram diversas atividades para a comunidade escolar, nesta segunda-feira, (05/08), feriado alusivo ao aniversário de emancipação política do município.

A “Sequência didática – Meu município, minha comunidade na minha escola” foi desenvolvida pelas instituições de ensino municipais em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), que teve como objetivo resgatar a comunidade escolar através de mostra de trabalhos e apresentações culturais, desfiles, momentos cívicos, gincanas, exposição de maquetes e torneio de futsal.

As escolas municipais que realizaram as atividades foram: EMEF Valdecir Sgarb, EMEF Dionísio Quintino, EMEIEF Pequeno Príncipe, EPMEIEF Francisca Duran, EPMEIEF José Veríssimo, EMEF João Batista Dias, EMEF Maria de Fátima, EMEIF Dina Sfat, EMEIF Cora Coralina, EMEI Balão Mágico, EMEI Altenir Tavares e EMEI Menino Jesus.

O prefeito Luiz Ademir Schock “Luizão do Trento”, e a primeira-dama e secretária de assistência social, Carla Schock, prestigiaram em algumas escolas os trabalhos desenvolvidos por educadores e alunos. “Quero parabenizar a todos os profissionais da educação e aos nossos alunos pelas belíssimas apresentações realizadas para os pais e responsáveis. Parabéns Rolim de Moura”, frisou o prefeito.

O vice-prefeito Fabricio Melo também prestigiou o evento da Escola Pequeno Príncipe em Nova Estrela, distrito de Rolim de Moura.

Vania Regina, titular da pasta da educação, esteve visitando diversas escolas e prestigiou as atividades desenvolvidas pelas instituições de ensino. “Só tenho que parabenizar cada detalhe, foi tudo feito com muito amor e carinho. Parabéns a todas as escolas”, finalizou. Vania frisou ainda que a equipe pedagógica da Semec esteve com representantes presente em todas as escolas acompanhando o desenvolvimento das atividades.

História

Em meados dos anos 70 os governos militares criaram, através da propaganda, com base na Lei de Segurança Nacional, a necessidade de ocupar a Amazônia. Foi daí que, em 1979, originou-se o Projeto de Colonização Rolim de Moura (destinado ao assentamento de colonos excedentes da extensão do Projeto Integrado de Colonização GY Paraná ou Ji-Paraná), implantado na área pelo INCRA, que distribuiu lotes de terras rurais a milhares de famílias. A partir de então as pessoas que chegaram às centenas começaram a erguer a cidade, inicialmente formada de barracos, mucambos de pau a pique. Rolim de Moura foi elevada à categoria de município através do Decreto Lei Estadual nº 71, de 5 de agosto de 1983, desmembrado da área de Cacoal.Seu primeiro prefeito foi Valdir Raupp de Matos, eleito em 9 de dezembro de 1984, e tomou posse no dia 1º de janeiro de 1985. O nome da cidade foi dado em homenagem ao Visconde de Azambuja (ou Dom Antônio Rolim de Moura Tavares), segundo governador da capitania de Mato Grosso, pelos relevantes serviços prestados à região do vale do Guaporé.

Rolim de Moura, possui pouco mais de 60 mil habitantes, sendo a 6ª cidade mais populosa do estado e sustenta o 7º maior PIB de Rondônia.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here