Rolim de Moura – Produtores rurais participaram de um dos maiores seminários sobre Cacau clonal no Estado

0
94
Imprimir página
Evento contou com os melhores palestrantes do país sobre o tema e ocorreu por orientação do prefeito Luizão do Trento

A prefeitura de Rolim de Moura (RO) por meio da secretária municipal de agricultura (Semagri) promoveu na sexta-feira (12/07) um dos maiores seminários de Rondônia sobre Cacau Clonal. O evento ocorreu no auditório da Faculdade São Paulo (FSP) durante o dia todo e contou com a presença com palestras dos maiores especialistas do país no assunto.

Cacildo Viana da Silva da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac) abordou o tema: “Cacau como fonte de renda e gerador de Riqueza”. Neyde Alice Bello Marques Pereira veio da Ceplac da Bahia para falar sobre Processamento de Cacau e chocolate. Dr. Fernando Luiz de Oliveira Correa falou sobre:  Propagação de mudas, podas de formação, limpeza, Controle de Pragas e Doenças.  Antônio Francisco Neto abordou: Polinização e suas inovações, Rendimentos, Fermentação e Secagem.  Sebastião de Barros Faca, falou sobre Preparo do solo, Calagem e Adubação. O presidente da Câmara Setorial do Cacau em Rondônia, Cláudio Coimbra, falou sobre o Plano de Expansão da Cacauicultura no estado de Rondônia e por fim Franco Lyrio destacou o tema: Mercado de Cacau e perspectivas para o futuro.

Produtores de vários municípios de Rondônia, estiveram presentes, inclusive técnicos da secretaria de agricultura do município de Rondolândia (MT) estiveram em Rolim de Moura participando do evento.

Dionísio Pereira Braga (Goiaba) secretário de agricultura anfitrião do evento, destacou que o evento foi organizado a pedido do prefeito Luiz Ademir Schock (Luizão do Trento) e teve como finalidade trazer informações e incentivar os demais produtores a implantar a atividade, que é considerado rentável.

Presente ao seminário, o vereador Francisco Venturini (Chico do Sindicato) um dos maiores entusiastas do cacau clonal parabenizou o município pela realização do evento e destacou que a relação ao cacau clonal é fomentar implantação e crescimento no município.

De acordo com dados da Semagri, Rolim tem aproximadamente 20 Produtores que já aderiram a atividade após o seminário mais produtores decidiram implantar a atividade da lavoura cacaueira.

Luizão do Trento destacou que recentemente foram distribuídas 20 mil sementes para os agricultores como incentivo a produção de cacau e nos próximos dias deverão ser distribuídas 25 mil mudas de sementes cacau gratuitamente aos produtores de Rolim de Rolim de Moura.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here