Aos 40, tricampeã olímpica Kerri Walsh abre etapa brasileira do Circuito Mundial de Vôlei de Praia

0
7
Imprimir página

O primeiro dia da etapa de Itapema do Circuito Mundial de Vôlei de Praia terá como atração ninguém mais, ninguém menos que Kerri Walsh. Aos 40 anos, a norte-americana tricampeã olímpica (Atenas 2004, Beijing 2008 e Londres 2012) disputará o único jogo previsto para esta terça-feira. Pelo country quota, ela enfrentará, ao lado de Sweat, as compatriotas Sponcil e Claes. O duelo que marca a abertura do principal evento de vôlei de praia no Brasil em 2019 será às 14h. Arena do torneio catarinense está montada na orla da região conhecida como Meia Praia, entre as ruas 307 e 313.

No torneio brasileiro, a veterana terá um caminho árduo. Além de passar pela triagem nacional (no caso, norte-americana), ela terá ainda que enfrentar o quali, para só depois chegar à fase de grupos. A caminho dos 41 anos – faz aniversário em agosto – , ela pretende chegar à sua quinta olimpíada em Tóquio 2020. Para que isso aconteça, Walsh precisará antes vencer a corrida olímpica dos Estados Unidos – período em que as duplas competem de forma interna por uma vaga nos Jogos.

Em Londres 2012, Kerri Walsh e Misty May venceram o terceiro ouro seguido — Foto: Getty Images

Em Londres 2012, Kerri Walsh e Misty May venceram o terceiro ouro seguido — Foto: Getty Images

Como cada país poderá levar no máximo duas duplas por gênero ao Japão, o resultado em Santa Catarina é importante para a caminhada da multicampeã. A rainha do vôlei de praia tem no currículo, além dos três ouros olímpicos, um bronze conquistado na Rio 2016. Foi no Brasil que a norte-americana perdeu seu primeiro e único jogo após outras três edições. Na semifinal, ela foi derrotada pela dupla Ágatha e Barbara Seixas. As brasileiras depois ficaram com a prata, perdendo na final para a Alemanha.

Parte do processo olímpico dos times brasileiros, a etapa de Itapema será igualmente importante para os atletas do país, que estreiam mais tarde, na quarta-feira. Ao todo, 16 duplas do Brasil marcarão presença nas areias catarinenses. Oito femininas: Ágatha/Duda, Barbara Seixas/Fernanda, Maria Elisa/Carol Solberg, Ana Patrícia/Rebecca, Talita/Taiana, Victoria/Tainá, Carol Horta/Angela e Josi/Neide. Oito masculinas: Alison/Alvaro, Evandro/Bruno Schmidt, Andre/George, Pedro Solberg/Vitor Felipe, Guto/Saymon, Thiago/Oscar, Jo/Luciano, Hevaldo/Arthur.

Itapema no calendário mundial

De vez no calendário internacional do vôlei de praia, a cidade de Itapema se prepara para receber a etapa do Circuito Mundial entre os dias 14 e 20 de maio. O município de 70 mil habitantes, localizado na costa de Santa Catarina, sedia pela segunda vez consecutiva o torneio e, nesta edição, chegou a investir um total de um milhão de reais no que pode ser considerado o “evento do ano”. A capacidade da arena de jogos em 2019 será de cinco mil lugares, dois mil a mais se comparado ao ano passado.

Nesta terça-feira, o músico gaúcho Serginho Moah inaugura a vila do vôlei.

Arena da etapa de Itapema do Circuito Mundial de Vôlei de Praia — Foto: Winne Fernandes

Arena da etapa de Itapema do Circuito Mundial de Vôlei de Praia — Foto: Winne Fernandes

O evento promete movimentar a região, com estimativa de receber só entre alunos de escolas públicas e particulares um total de 15 mil espectadores. Lembrando que a entrada do evento é gratuita para o público e por ordem de chegada. Além da arena de jogo, esta edição contará com a “vila do vôlei”, um espaço criado para receber um maior número de pessoas – em 2018 muita gente ficou de fora do evento, tamanho o sucesso entre a população. Neste ambiente “alternativo”, um telão estará exibindo os jogos, além de contar com praça de alimentação e uma programação cultural.

Fonte: GloboEsportes

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here