Campo Novo – Após seis dias sem coleta de lixo por falta de transporte, serviço é retomado

0
173
Imprimir página

Após ficar paralisado desde o último dia 10 de abril, os serviços de coleta e transporte do lixo urbano foram retomados na terça-feira (16), em Campo Novo de Rondônia (RO), no Vale do Jamari.

De acordo com o Consórcio Intermunicipal de Saneamento da Região Central de Rondônia (Cisan), todo o lixo produzido no município é transportado até o aterro sanitário de Ariquemes (RO), mas a empresa responsável na coleta e transporte alegou problemas nos veículos em razão das más condições das estradas.

Segundo a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo (Seamat) de Campo Novo, o Cisan emitiu uma nota na segunda-feira (15), a qual informava que a empresa Prime Ambiental Resíduos, responsável na coleta e transporte, alegou enfrentar constantes quebras no veículo de transporte.

Para a empresa, o período crítico de chuvas faz com que o lixo se torne e mais pesado. Além dos danos causados nas estradas pelas chuvas, que aumentaram o tempo de execução do transporte, vindo a forçar os equipamentos e ocasionado constantes quebras.

Na nota, a empresa disse que tentou locar um veículo para resolver o problema, mas que não encontrou o veículo específico em todo o estado. Informou ainda que um caminhão viria do Paraná, para que o serviço fosse normalizado até a próxima semana.

Depois de ser recolhido o lixo no município, os resíduos são depositados em um contêiner para o transporte até o aterro sanitário. Mas como a empresa possui apenas um contêiner, que já estava cheio, ocasionou a impossibilidade na coleta.

Porém, o secretário da Seamat, Isac da Cunha Santana, disse que os serviços foram normalizados na terça-feira (16).

“Colocamos uma nota no site da prefeitura, para informar a população os motivos da coleta estar paralisada. Coincidentemente, a empresa se movimentou e veio na segunda (15) a noite para levar o contêiner de lixo que estava cheio e trouxeram um vazio, sendo tudo normalizado na terça (16)”, frisou.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here