Cacoal – Nível do rio Machado recua 15 centímetros, mas fortes chuvas preocupam Defesa Civil

0
95
Imprimir página

Embora Cacoal (RO) não esteja em estado de alerta, a Defesa Civil está preocupada com o período chuvoso. Na segunda-feira (4), durante um monitoramento o órgão registrou uma redução de mais de 15 centímetros no nível do rio Machado.

No entanto, o coordenador da Defesa Civil de Cacoal, Pedro Buralli, disse que os cuidados maiores estão em Pimenta Bueno (RO), pois, caso sejam registradas fortes chuvas nas nascentes do rio Machado no município vizinho, o fluxo da água aumenta e Cacoal pode ser afetada com alagamentos.

Buralli explica que o rio Machado recebe águas de todos os rios e, em Cacoal, está apresentando um bom nível, registrando um metro acima da lâmina de água, comparado com o período da seca em agosto de 2018.

“Nós mantemos o monitoramento diário dos rios em Cacoal. Temos também uma régua eletrônica instalada no rio Machado em Pimenta Bueno, onde todos da Defesa Civil tem acesso as marcações via internet. Nossa preocupação maior não é com a chuva em Cacoal, mais em Pimenta Bueno, pois essa água vem para Cacoal e dependendo a intensidade pode causar enchentes”, explicou Buralli.

Nível do rio é monitorado pela Defesa Civil — Foto: Rede Amazônica/Reprodução

Nível do rio é monitorado pela Defesa Civil — Foto: Rede Amazônica/Reprodução

O rio Machado, um dos principais do estado, tem sido acompanhado de perto. Algumas réguas foram aplicadas em pontos específicos para monitorar o nível da água e municípios que são cortados por esse rio.

Diante de situações que possam trazer perigos a população, a Defesa Civil tem o plano de emergência, ajudando famílias que possam ser atingidas, caso ocorra alagamentos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here