O que fazem com o dinheiro dos nossos impostos? – por: Geovani Berno

0
36
Imprimir página
Gostaria realmente de entender o real motivo de pagarmos tantos impostos neste país. Não estaria aqui discutindo se, ao pagarmos esta carga tributária imensa, recebêssemos em troca serviços de qualidade. Em alguns países paga-se quase 50% do que se ganha em impostos, mas saúde, educação, transporte, estradas são impecáveis.

Pagamos INSS, e a saúde de modo geral é muito ruim, e temos de pagar plano de saúde complementar. O IRPF E PJ não perdoa. É descontado na hora do trabalhador e do empresário. No entanto, educação e serviços básicos são péssimos.

Vamos chegando mais perto, naquele imposto que sentimos na hora, no que não está oculto. Um exemplo é o IPVA. Tem sentido pagar imposto todo ano pelo direito de ter um veículo? Uma vez, na hora da compra não basta? Não.  É anual e caríssimo. Tudo para manter as ruas com trafegabilidade e sinalizadas e as estradas em ótimas condições.  Sinceramente, é isso que constatamos em nossas cidades? E quando temos a sorte de ter uma BR bem sinalizada e duplicada, somos mais uma vez punidos, pois temos de pagar pedágio para um terceiro – sim, não é ao governo, mas a uma empresa que recebe milhões anualmente.

Mas temos também o IPTU.  Quer vergonha maior do que esta? Ter de pagar ao Estado pelo direito de ter a terra? Mas eu já não paguei quando adquiri? Agora tenho de pagar novamente? E a maior de todas as aberrações, o ITBI, imposto criado para manter o império. Tem cabimento uma excrescência dessas ainda existir?

E ainda temos taxas e mais taxas que pagamos muitas vezes sem nem perceber ocasionando uma sobreposição de carga tributária. Sem falar dos demais impostos e contribuições como  o ICMS, PIS, Cofins… e por aí vai.

Espero sinceramente, com todas as minhas forças, que o atual governo consiga diminuir o peso do Estado e assim reduzir a carga tributária sobre a produção para que assim o brasileiro consiga, finalmente, ter uma renda pra chamar de sua. Uma renda real e que ao reduzir os níveis de corrupção, os nossos impostos, pagos com muito sacrifício, possam retornar ao cidadão em serviços com qualidade, eficientes e eficazes para toda sociedade.

* É jornalista, publicitário e ator.

Autor / Fonte: Geovani Berno

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here