Turquia vai inspecionar o consulado saudita em Istambul por causa do desaparecimento de jornalista

0
260
Imprimir página

O consulado saudita em Istambul será inspecionado pelas autoridades turcas nesta segunda-feira (15) no âmbito da investigação sobre o desaparecimento do jornalista Jamal Khashoggi. O jornalista desapareceu depois de entrar no imóvel em 2 de outubro.

A operação acontecerá durante a tarde e será parte do grupo de trabalho formado por Turquia e Arábia Saudita. A informação foi divulgada pela imprensa internacional citando fontes diplomáticas.

O jornalista saudita, conhecida por suas críticas ao regime, foi ao consulado em Istambul para os trâmites burocráticos relativos a seu casamento com uma cidadã turca, Hatice Cengiz. Desde então, Khashoggi permanece desaparecido.

A Arábia Saudita afirma que o jornalista saiu do consulado, mas as autoridades turcas afirmam o contrário.

Algumas fontes acusam o governo saudita de enviar à Turquia uma unidade de agentes especiais para assassinar Khashoggi.

Nessa segunda, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que no Twitter que conversou com o rei Salman, da Arábia Saudita, e que ele lhe assegurou ignorar o paradeiro do jornalista. Trump anunciou que irá enviar seu secretário de Estado, Mike Pompeo, para se encontrar diretamente com o rei saudita.

No fim de semana, uma delegação saudita desembarcou na Turquia para reuniões com autoridades de Ancara, mas nada foi divulgado sobre as conversas.

No domingo, o rei Salman da Arábia Saudita falou por telefone com o presidente turco Recep Tayyip Erdogan, a quem reafirmou “a solidez” das relações entre os dois países.

Fonte: G1

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here