TRE impugna chapas “contaminadas” por suplentes com registros indeferidos; Nazareno e Bosco da Federal estão fora da eleição

0
134
Imprimir página
O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia deverá julgar nesta quinta-feira processo que pode resultar na impugnação da chapa majoritária encabeçada pela ex-senadora Fátima Cleide (PT), candidata ao Senado. O segundo suplente da chapa de Fátima, Josoé Pessoa de Souza, teve seu pedido de registro indeferido e não entrou com recurso. A coligação de Fátima não apresentou substituto no prazo legal (até às 19 horas do último dia 17), por isso toda a chapa pode ser impugnada.

Processos semelhantes foram julgados pelo TRE na sessão desta quarta-feira e resultaram na impugnação das chapas do PSTU ao Governo e ao Senado e também da chapa encabeçada por  João Bosco Costa, o Bosco da Federal (PPS), ao Senado.

Bosco da Federal e o primeiro suplente da chapa, Marquinhos Neves, haviam tido seu pedido de registro deferido pelo TRE, mas o segundo suplente, Edson Silva, não.

Este último não ingressou com recurso e o partido não o substituiu no prazo estabelecido na legislação, até às 19 horas do último dia 17. Este fato contaminou toda a chapa, que acabou impugnada.

Fato semelhante aconteceu com a chapa do ciclista Pedro Nazareno, candidato do PSTU ao Governo de Rondônia. Nazareno havia conseguido obter seu registro, mas sua candidata a vice, a professora Nazaré Mendes, não.

Com o registro indeferido, ela não ingressou com recurso e o partido não a substituiu dentro do prazo.

O TRE também impugnou, na sessão desta quarta, toda a chapa do PSTU ao Senado. Todos os registros haviam sido indeferidos, mas o cabeça da chapa e o primeiro suplente entraram com algum tipo de recurso. A segunda suplente, Karen Fernandes dos Santos, não ingressou com nenhum tipo de recurso e tampouco foi substituída a tempo.

Por unanimidade, a Corte também determinou que todos os atos de campanha dos integrantes das chapas impugnadas devem cessar imediatamente.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here